Menu Fechar

As origens da A.R.I.M.

Tudo no mundo, até nas nossas vidas, tem uma origem para o bem ou para o mal.

Felizmente a A.R.I.M. teve uma origem para o bem, a qual foi feita de forma pensada, organizada e melhor executada, conforme se descreve a seguir:

Antes de 1989, um grupo de amigos/as passaram a reunir-se na Parede, sob a orientação da assistente social da Junta de Freguesia da Parede (Dr.ª Maria do Céu), afim de conviverem e alguns deles atenuarem a sua solidão.

Em 1989, a citada doutora em conjunto com o então Presidente da Junta de Freguesia da Parede, Sr. Rodrigues Soares, pensaram em que esse grupo deveriam conviver na sua localidade (Murtal), dado que o número de amigos já era aproximadamente 20 pessoas.

Para o efeito, contactaram vários proprietários do Murtal para a Cedência de um espaço, mas sem qualquer êxito.

Até que o grupo desportivo Murtalense cedeu a sua sede na Rua Belo Redondo, onde o grupo passou a conviver e onde passaram grandes momentos de convívio e amizade.

Mais tarde, a mesma doutora e o mesmo presidente da Junta de Freguesia, pensaram em constituir e legalizar uma associação, porque só desta forma, a Câmara Municipal de Cascais poderia ceder um terreno para a construção de um edifício que seria a nossa nova sede. Se o pensaram, melhor o executaram, fazendo com que fosse criada uma Comissão Instaladora, a qual tinha por missão a preparação dos Estatutos e do Regulamento Geral Interno.

Longas horas de discussão destes dois assuntos na sede do Grupo Desportivo Murtalense até altas horas da noite, por parte dos nomeados para a Comissão Instaladora e ainda da Dr.ª Maria do Céu e do Sr. Rodrigues Soares, até à sua conclusão.

Após a mesma, foi convocada uma assembleia para serem discutidos e votados os referidos documentos, os quais foram aprovados por unanimidade com aproximadamente 60 sócios na sede do Grupo Musical e Recreativo Murtalense.

Seguiram-se então as formalidades para que os Estatutos fossem aprovados pelo notário em Cascais, o que aconteceu no dia 18 de Dezembro de 1997. E foi então a partir desta data que se oficializou a sigla A.R.I.M. e por consequência a constituição da nossa associação.

Nota:

Por curiosidade, informa-se que os primeiros e já citados Estatutos, tiveram de ser assinados por 22 sócios dado que, a lei de então exigia que para uma associação como a nossa, os mesmos teriam de ser assinados pelo dobro dos sócios que iriam constituir os órgãos sociais, os quais seriam 5 para a direcção, 3 para a mesa de Assembleia Geral e 3 para o conselho fiscal.

Estes 22 sócios regressaram ao Murtal de tal forma felizes, como se tratassem de 22 crianças a quem lhes foi oferecido o brinquedo que há tanto tempo ansiavam.

Ao chegarem, muitos abraços e lágrimas de alegria, selaram um dia memorável

Armando Dias Martins